Spyware para Android está sendo distribuído por mensagens no Facebook
Um malware foi identificado pela Avast ao ser distribuído em diversos países utilizando técnicas de engenharia social. Chamado de “Tempting Cedar Spyware”, o código malicioso foi criado para roubar informações dos celulares das vítimas, além de poder monitorar a localização do aparelho e ter acesso ao microfone para gravar conversas.
Ele é distribuído como um arquivo APK para smartphones Android através do Facebook Messenger. As mensagens são enviadas por perfis falsos com fotos de mulheres que pedem para as vítimas instalarem o suposto aplicativo Kik Messenger e continuarem a conversa por lá. Os criminosos enviam então um link falso para que a pessoa instale o arquivo infectado.
A empresa de segurança disse ainda que as evidências apontam para um grupo do Líbano como possível responsável. A maioria das vítimas está em países do Oriente Médio e na Argélia, mas também foram identificados casos nos Estados Unidos, na França, na Alemanha e na China. Por enquanto, ele ainda não chegou ao Brasil, mas convém ficar atento ao caso, visto que o malware começou a se espalhar pelo mundo.
Matéria Completa
Nenhum comentário